DIFERENÇAS ENTRE RETROFIT E RESTAURO


Por definição retrofit é um processo de transformação ou modernização de um objeto que é ultrapassado ou obsoleto tornando-o em algo atual e funcional. Este termo é muito utilizado por engenheiros e arquitetos.

Restauro é muito mais técnico e criterioso pois visa a restituição original do objeto, de forma que nada é criado ou modificado. Se por necessidade algum item for adicionado o mesmo deve ser contemporâneo a fim de evidenciar e contrastar com o objeto original, nunca este item adicionado deve ser confundido com o objeto original. O restauro deve ser executado com as melhores e mais atuais técnicas científicas a fim de garantir a originalidade. O trabalho de levantamento histórico, legal, patológico e estrutural é impeditivo para execução de qualquer intervenção, e somente após este estudo é possível saber, por exemplo, se uma transformação de uso pode ser realizada com o intuito de capacitar o objeto a um uso atual.




Basicamente a diferença entre os dois termos é o grau de intervenção ou de modificações que o objeto móvel ou imóvel será exposto. Restauro deve ser feito de forma muito criteriosa e com atenção as normas e imposições feitas pelos órgãos de proteção do patrimônio. Antes de iniciar qualquer trabalho, seja restauro ou retrofit, um grande trabalho de pesquisa deve ser realizado, abortado os aspectos históricos, legais e estruturais. Este trabalho deve ser feito por profissionais ou empresas habilitadas.

autor: AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *